sábado, 29 de agosto de 2009

A Arte no Brasil


As pinturas rupestres eram realizadas nas paredes de cavernas, a partir de extratos de árvores e frutos ou sangue de animais. Toca da Subida da Serrinha I.

A pintura rupestre é o nome que se dá às representações pictóricas mais antigas conhecidas, datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) e realizadas em cavernas, em suas paredes e tetos rochosos. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza, como extratos de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas, etc.


Pinturas rupestres, uma forma de manifestação artística pré-histórica. Toca do Arapuá do Gongo, no Parque Nacional da Serra da Capivara

O artista pré-histórico, geralmente nômade e caçador, começou a se interessar pelo desenho após considerar que ao desenhar um certo animal na parede de uma caverna, ele o possuiria e conseguiria abate-lo. Assim, esses artistas acreditavam no poder místico da realização desses desenhos.
Além disso, a arte rupestre também era utilizada como um meio de comunicação entre os artistas pré-históricos. Trata-se de uma verdadeira linguagem, na qual o suporte material é composto por elementos icônicos, cuja completa significação perdeu-se .no tempo.


Os artistas pré-históricos eram, em sua maioria, nômades ou semi-nômades e caçadores. Daí o interesse pela representação de animais. Toca da Bastiana


As pinturas e gravuras rupestres são então estudadas com a finalidade de poder caracterizar culturalmente as etnias pré-históricas que as realizaram, a partir da reconsti-tuição de um procedimento gráfico de comunicação que faz parte dos respectivos sistemas de comunicação social. Outra finalidade do estudo da arte rupestre é extrair os componentes do mundo sensível que foram escolhidos para fazer parte de tal sistema gráfico.


Nicho policrômico - Toca do Boqueirão da Pedra Furada.

As tradições são estabelecidas pelos tipos de grafismos representados e pela pro-porção relativa que estes tipos guardam entre si. Duas das tradições, a Nordeste e a Agreste, já puderam ser datadas graças aos resultados das escavações e sondagens.
Na área do Parque Nacional, domina a tradição Nordeste de pintura rupestre. Ela é caracterizada pela presença de grafismos reconhecíveis (figuras humanas, animais, plantas e objetos) e de grafismos puros, os quais não representam elementos conheci-dos do mundo sensível e são minoritários. Algumas representações humanas são apresentadas revestidas de atributos culturais, tais como enfeites de cabeça, objetos cerimoniais nas mãos, etc. e os principais temas são dança, práticas sexuais, caça e manifestações rituais em torno de uma árvore.


Os caçadores pré-históricos acreditavam na magia das pinturas rupestres, que teriam o poder de fazer com que os animais desenhados fossem por eles capturados. Toca do Morcego

Em certos sítios da bacia sedimentar Maranhão-Piauí, ao lado da tradição Nordes-te, aparece, desde há 10.000 anos, a tradição Agreste, que se caracteriza pela predomi-nância de grafismos reconhecíveis, particularmente da classe das figuras humanas, sendo raros os animais. Os grafismos representando ações são raros e retratam unica-mente caçadas. Ao contrário da tradição Nordeste, as figuras são representadas para-das. Os grafismos puros, muito mais abundantes do que na tradição Nordeste, apresen-tam uma morfologia bem diferente e diversificada.
A técnica de desenho e de pintura da tradição Agreste é de má qualidade e a re-partição espacial da tradição Agreste é, grosso modo, a mesma da tradição Nordeste.
A tradição Geométrica é caracterizada por pinturas que representam uma maioria de grafismos puros e algumas mãos, pés, figuras humanas e de répteis extremamente simples e esquematizadas. Na Serra de Ibiapaba, limite com o Ceará, existe a maior concentração até agora conhecida.


Gravuras rupestres, que também funcionavam como um meio de comunicação.

As pesquisas científicas de antigas culturas que existiram no Brasil nos levam à conclusão de que a história brasileira está ligada à história do mundo inteiro e que, sendo assim, nossa história poderia ser contada desde tempos muito mais remotos do que o ano do descobrimento do Brasil (1500).
No Brasil, são encontrados diversas manifestações de arte rupestre, como no sítio arqueológico em Naspolini, no Estado Santa Catarina e em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, Varzelândia, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos, Prudente de Moraes e Diamantina. Também foram encontrados vestígios da arte rupestre na Toca da Esperança, região central da Bahia, em Florianópolis, Estado de Santa Catarina e no Estado do Piauí, na Serra da Capivara. No estado do Rio Grande do Norte, diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, tendo como destaque o Lajedo de Soledade.


Escultura pré-histórica que simboliza a fertilidade.

Segundo informação da "FUMDHAM", Fundação Museu do Homem Americano, de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.
A preservação desses sítios arqueológicos é de suma importância, pois através da análise detalhada da arte rupestre, pode-se contemplar as mudanças de estilos, técni-cas, influências, inspirações e características da arte ao longo do tempo. Além disso, a conservação da arte rupestre pode possibilitar o testemunho da evolução cultural de diversos grupos étnicos e de seus registros gráficos rupestres mediante a identificação de mudanças nas técnicas pictorial ou de gravura empregadas, mas também nas varia-ções dos temas e da maneira como eles são representados.
Assim, seria interessante preservar essas marcações artísticas para que se possa compreender melhor sobre a evolução da arte brasileira até os dias de hoje.
Das grutas da região, a única protegida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histó-rico e Artístico Nacional) é a gruta chamada Cerca Grande, que abriga importantes pinturas rupestres e fósseis, indicadores de antigas culturas existentes em nosso país.


A arte pré-histórica deve ser preservada a fim de que se possa entender os processos de evolução da arte até os dias de hoje. Toca do Salitre

A arte rupestre é classificada em:
-Obras naturalistas, em que predominam as representações de figuras humanas isoladas, em cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Também há predomínio da representação de animais. Um aspecto a ser observado é o fato de que animais temidos pelos artistas pré-históricos, tais como bisões e feras eram representados com traços firmes e grossos. Já as representações de animais mais dóceis, como pássaros, peixes e insetos, eram realizadas com traços mais finos e suaves.


Exemplo de pintura rupestre naturalista, em que os animais são representados da forma que são vistos pelos artistas pré-históricos. Toca do Boqueirão da Pedra Furada (Pintura escolhida para a logomarca do Parque Nacional).

-Obras geométricas, em que são representadas linhas paralelas, grupos de pon-tos, círculos, círculos concêntrico, cruzes, espirais e triângulos.
A partir do estudo das pinturas rupestres descobertas no sítio arqueológico de São Raimundo Nonato, cientistas descobriram a existência de um terceiro estilo artístico pré-histórico: a Várzea Grande. Esse estilo é caracterizado pela predominância da coloração vermelha, de motivos naturalistas, a representação de figuras antropomorfas e zoomor-fas (com corpo totalmente preenchido e os membros desenhados com traços) e o predomínio de representações animais e humanas de perfil. As cenas mais comuns nesse estilo artístico são cenas de temas variados, dinâmicos e que envolvem muitos personagens, retratando a vida coletiva pré-histórica.


Exemplo de pintura rupestre com motivo naturalista.São Raimundo Nonato.Piauí

2 comentários: