domingo, 22 de novembro de 2009

A Arte Contemporânea



Obra “Pal-Ket”, de Victot Vasarely. Esse artista é considerado o precursor do movimento chamado Op Art (“arte óptica”). Esse movimento baseia-se na geometrização da arte, ou seja, na representação de figuras geométricas, que são combinadas de modo a causar no observador uma forte sensação de movimento.




“Composição”, de Victor Vasarely. Esta obra constitui um outro exemplo da Op Art, defendendo a idéia de que a arte deveria ser representada por “menos expressão e mais visualização”. Assim, esse movimento valorizava o aspecto visual das obras, tendo como objetivo imprimir no observador a sensação de movimento, o qual simbolizaria as constantes mudanças do mundo precário e estável em que vive-se.



“Vertical Constellation with Bomb”, de Alexander Calder, o qual baseou-se nas obras de Mondrian, associando seua retângulos coloridos característicos à sugestão de movimento.



Obra “Marilyn”, de Andy Warhol. Esta obra representa o movimento artístico chamado Pop Art (“arte popular”), o qual surgiu em 1960 nos Estados Unidos. Esse movimento procurava representar elementos ligados ao cotidiano das cidades estadunidenses e elementos ligados ao consumo e divulgação em massa.



“Hopeless”, de Roy Lichtenstein, o qual foi um dos principais representantes da Pop Art e valorizava os clichês das histórias em quadrinhos, colocando-se dentro de um movimento cujo objetivo era retratar os aspectos da cultura em massa.




“Aves da noite”, de Edward Hopper, o qual era conhecido por suas misteriosas representações realistas contemporâneas. Esse artista constituiu uma tendência contemporânea à parte e buscou representar a solidão de diversas formas.




Obra de David Smith, um escultor contemporâneo que realizava suas obras a partir de sucatas, soldando-as. Suas esculturas transmitiam a sensação de movimento e equilíbrio.



“Street crossing”, de George Segal, um artista contemporâneo que esculpia suas obras de modo que estas não apresentassem muitos traços individuais. Isso porque seu objetivo era generalizá-las e representá-las como pessoas comuns realizando atividades cotidianas.



“Fallen Angel”, de Jean-Michel Basquiat, um artista contemporáneo neo-expressionista que nasceu em Nova Iorque e se tornou um representante de destaque no movimento denominado “Graffiti”.



Sem título, de Jean-Michel Basquiat., que expressou a cultura das ruas de Nova Iorque e ampliou o conceito de arte até então concebido, estendendo-o até as formas de manifestação artística realizadas nas ruas (“Graffiti”), a qual não deve ser confundida com a pichação, a qual se engloba no conceito de vandalismo.



“O ser e o tempo”, de Gilvan Samico. Essa gravura contemporânea apresenta uma grande riqueza de detalhes e se caracteriza por representar uma nova tendência artística.





Capela de Notre Dame, projetada pelo arquiteto, urbanista e pintor contemporâneo Le Corbusier.



"Villa Savoye", projetada por Le Corbusier. Essa obra arquitetônica reuniu diversas inovações implantadas por esse arquiteto e urbanista. Algumas delas eram: a construção sobre pilotis; o terraço-jardim; a planta livre da estrutura; a fachada livre da estrutura; e a janela em fita




Palácio da Alvorada, uma das mais importantes construções da cidade de Brasília. Essa obras foi projetada por Oscar Niemeyer, assim como boa parte das outras construções brasilienses consideradas importantes.





Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o qual defendia o emprego de linhas curvas, tortuosas em suas obras arquitetônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário